3 Dicas Simples para Viver de VM

Já pensou em você trabalhar só com as lojas e marcas que você gosta, ser reconhecido pelo seu trabalho, ganhar muito bem pelos seus projetos e, enfim, viver de VM?

Na foto aí acima, você vê uma verdadeira celebridade do VM, Simon Doonan, embaixador criativo da Barneys New York, tão famoso pelos seus projetos para a luxuosa loja de departamentos americana, quanto pela sua personalidade irreverente. (Se você quiser conhecer mais sobre esse ícone do VM, tem uma entrevista com ele no meu canal do YouTube.)

E dentro dessa linha, eu tenho ultimamente, recebido muitas perguntas sobre como eu iniciei minha trajetória e como eu atingi o prestígio e a visibilidade na minha carreira como Visual Merchandiser. Resumindo, como eu faço para viver de VM?

Então, resolvi escrever esse texto rápido para compartilhar com você 3 dicas simples que transformaram minha vida profissional e, com certeza, podem transformar a sua também.

DICA1: Aprenda a vender o seu trabalho

DICA 1: Aprenda a vender o seu trabalho de Visual Merchandising
O profissional de VM precisa ser um especialista em promover seu trabalho, dentro da empresa ou como autônomo, se quiser decolar na carreira

É simples. Aprenda a dar valor ao seu trabalho diante de seus clientes e chefes, a cobrar por ele de forma justa e a dar o devido destaque à sua formação. Já fiz até uma aula aberta, ensinando a minha maneira de cobrar pelos meus projetos, mas essa é apenas uma das partes da equação.

Todos os profissionais que hoje são bem sucedidos na área do Visual Merchandising, invariavelmente passaram por este estágio para ter projeção na profissão e eu me incluo aqui.

Tanto você como eu precisamos aprender um pouco mais todos os dias para sermos competitivos na nossa área de atuação, mas quando se trata de divulgar e promover nossas competências, precisamos ser um expert no assunto.

Porque quando você consegue vender bem seu trabalho no mercado, não é ele que é um sucesso, é VOCÊ que é.

DICA 2: Seu trabalho e você são um só

DICA 2: Seu trabalho e você são um só
David Hoey e Linda Fargo, da loja de departamentos Bergdorf Goodman. são top profissionais de VM: “We take our frivolity very seriously.”

Se você quiser viver de VM, pode pensar que ser o melhor profissional desse meio é a certeza que vai lhe abrir todas as portas para o sucesso. Certamente que ser o melhor de todos vai te ajudar, mas pela minha experiência, posso garantir que isso não é tudo.

Aprenda a vender seu trabalho e a você também.

Seu trabalho e você são um só. Lembra que iniciei esse post trazendo o exemplo de Simon Doonan? Sua técnica e criatividade no VM refletem a pessoa que você é. Valorize sua formação, sua experiência, seu conhecimento e COMUNIQUE isso claramente.

A maneira como você se porta, os livros que lê, o que você estuda, seu interesse em estar sempre atualizado com o Visual Merchandising e tudo que se inclui nesse universo (moda, arte, cinema, feira, eventos, viagens, etc.), demonstram diferenciação na sua área de atividade e isso vai ajudar você a atingir o reconhecimento profissional mais rápido.

No início pode parecer um pouco assustador ou você pode se sentir até inibido em “se exibir”. Mas revelar seus talentos ao mercado é bem diferente de ser “exibido” e a cada pequena vitória, você fica mais confiante no resultado e descobre que pode fazer mais e mais.

DICA 3: Consiga ajuda. Não tente aprender tudo sozinho

DICA 3: Consiga ajuda. Não tente aprender tudo sozinho
Você NÃO está sozinho: Um mentor, um curso forte, sempre será alguém ou algo que passou por uma vivência, ou têm experiência REAL ligada à demanda que você tem.

No início da minha carreira, eu já desperdicei horas e muito dinheiro, tentando fazer tudo sozinha, achando que poderia, até por um certo orgulho.

Hoje em tudo que faço, busco por ajuda. Faço cursos, tenho mentores, às vezes simplesmente tomo um café com uma pessoa para ouvir uma outra opinião. E você também, logo que chegar a esse ponto, vai descobrir quanto as suas conquistas podem estar próximas!

E aí eu pergunto a você: quando foi a última vez que investiu em si mesmo? Pediu ajuda? Foi atrás de um mentor? Fez um treinamento? Se a resposta for nunca, repense todas as coisas que você está tentando fazer sozinho. Não permita que as barreiras que você mesmo criou interfiram no seu sucesso.

O mentor não é um coach, nem um professor e muito menos um psicoterapeuta, mas pode ajudar você a dar um salto na carreira

Quando você investe em conhecimento, descobre que não há motivo para reinventar a roda, quando você pode aprender com outros que tem mais experiência e, em seguida, aplicar suas habilidades especiais para criar uma carreira – e uma vida –  excepcionalmente ricas para você.

A verdade é que, durante a sua trajetória profissional no VM, ninguém vai aparecer como num passe de mágica e te dar o código secreto da riqueza, ensinar como conquistar a fama ou alavancar seu negócio.

A verdade é que ninguém virá te salvar. Tudo depende de você.

Mas eu sei por experiência própria, que focar nas três dicas acima, já pode melhorar radicalmente a qualidade da sua vida como Visual Merchandiser.

E, quem sabe, eu possa ajudar a tornar 2018 o melhor ano dos seus Negócios, da sua Profissão, da sua Vida!

Não deixe de conferir mais dicas minhas no Instagram e no meu canal no YouTube.

Vamos juntos que é mais divertido! 😉

 

Liziane

 

Gostou? Deixe um comentário abaixo!